Solicite visita técnica

Solicite visita técnica: (11) 4122-1327 - (11) 9415-2413 - Envie sua solicitação ou tire dúvidas: representantesp@teknotrafo.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fator de Potência " Economia "

Você Sabia?

O Setor Elétrico sofreu profundas mudanças na relação concessionária-consumidor, com a implantação da Resolução Nº 456 de 29.11.2000 da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica e, manteve a cobrança de multas para os consumidores que apresentarem baixo Fator de Potência.

Mas, o que é Fator de Potência? A grande maioria das cargas elétricas (motores, reatores de lâmpadas, etc.) necessitam, além da energia ativa (aquela que é medida no final do mês em KWh e que você paga para a concessionária com o titulo de Consumo), de uma energia chamada de reativa para produzir os campos magnéticos para a “carga” funcionar, esta energia a concessionária não pode cobrar mas, como ela ocupa espaço nas linhas de distribuição, ela está limitada a um certo valor, representado pelo Fator de Potência (Fp) e que não pode ser menor que 0,92 ou 92% (em percentual).

Fator de Potência baixo (ou excesso de circulação de energia reativa no seu sistema elétrico), além das multas que a concessionária cobra, traz prejuízos a sua empresa, pois sobrecarregam os seus circuitos com correntes elétricas desnecessárias, produzem aquecimento nos isolamentos componentes elétricos podendo inclusive provocar suas queimas, diminuem a vida útil destes componentes, provocam queimas frequentes de lâmpadas, alteram a tensão provocando por conseqüência outros graves problemas, etc., ou seja, é uma “coisa” indesejável tanto para a sua empresa como para a concessionária.

Estas multas aparecem na sua Fatura de energia elétrica com vários nomes, na CEMIG, por exemplo, elas aparecem com os nomes: Fatur. Reat. Exced, Fatur. Reativo-UFER ou ainda, Fatur. Reativo-DMCR.

Chequem agora mesmo as suas Faturas e veja se você não está pagando estas multas à concessionária. Estas multas não são pequenas e, quando menos você esperar, poderão assumir valores exorbitantes, pois são calculadas sobre o consumo e sobre a demanda que você já paga para a CEMIG. A Tekcem se propõe a corrigir por completo o seu Fp (Projeto, materiais e mão de obra) dentro das Normas da CEMIG.

Não perca tempo, ligue já! Envie para a Tekcem/Teknotrafo via e-mail (representantesp@teknotrafo.com.br)cópias das últimas 03 (três) faturas de energia elétrica da sua empresa que faremos uma análise da sua conta e, emitiremos gratuitamente um “diagnóstico” que dará uma posição prévia sobre a existência ou não de desperdícios de dinheiro com a fatura de energia elétrica da sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário