Solicite visita técnica

Solicite visita técnica: (11) 4122-1327 - (11) 9415-2413 - Envie sua solicitação ou tire dúvidas: representantesp@teknotrafo.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que são Painéis de Distribuição e Sub-Distribuição?



Painéis completos (montados) que acomodam equipamentos para Proteção, Seccionamento e Manobra de energia elétrica. As aplicações vão desde painéis de pequeno porte, como aqueles utilizados nas entradas das residências, até painéis de grande porte, como painéis auto-portantes formados por diversas colunas, sendo parte integrante dos sistemas de distribuição de energia em unidades residenciais (prédios, shopping-center, hospitais, etc.) e industriais.

Em uma instalação elétrica de grande porte é comum encontrarmos vários níveis de painéis de distribuição, desde o transformador até as cargas. Muitas vezes existe um painel de distribuição principal conectado diretamente ao transformador, com o objetivo de alimentar vários outros painéis de distribuição (Sub-Distribuição), e estes alimentar painéis sucessivos até o nível das cargas. A complexidade e o projeto dos sistema de distribuição estão diretamente relacionados com as necessidades inerentes a cada aplicação ou instalação, industrial ou comercial.

Nos painéis de distribuição é comum encontrar diversas funções montadas na mesma estrutura, mas também podemos encontrar colunas com funções específicas como: Entrada, Interligação e Saída.

Estas funções em colunas poderão ser montadas em um único painel ou em painéis separados fisicamente, porem interligados eletricamente.

O painel ou a coluna que recebe os cabos ou duto de barras para alimentação de todo o conjunto é normalmente conhecido como ENTRADA. Esta coluna geralmente abriga um disjuntor (disjuntor geral), ou uma chave seccionadora com fusíveis (chave geral).

O painel ou a coluna onde são alocados equipamentos para conexão de dois conjuntos de barramentos independentes é conhecida como INTERLIGAÇÃO. Dependendo do circuito de distribuição de energia, os barramentos podem trabalhar permanentemente conectados, serem conectados em situações de emergência e manutenção ou selecionando a fonte alimentadora. Geralmente são utilizados disjuntores ou chaves seccionadoras como os dispositivos de manobra sendo comum encontrar este configuração em “colunas” ou painéis individuais, denominados como Painel de Transferência.

O painel ou a coluna de Distribuição é a qual a energia elétrica é fornecida a um ou mais circuitos de saída.

É importante ficar claro que o foco deste trabalho são os painéis de distribuição de grande porte. Os painéis residenciais tem características e normas técnicas específicas para os mesmo, não sendo objeto deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário